terça-feira, 30 de setembro de 2008

Miopia.


Hoje faz cem anos da morte do maior escritor brasileiro. Machado de Assis, como estão-todos-carecas de saber, era mulato, pobre, orfão, epilético, gago e míope. Deficiências ou características? Meu caro amigo Guga Amorim bate na tecla da segunda opção, e eu estou com ele.

Certa vez, aqui, postei algo sobre frases de efeito e tal. Muitos adoram estes livrinhos com as tais frases, particularmente, gosto de algumas sim, quase sempre são versos de músicas. As do Barão de Itararé são ótimas, o Vinícius dizia que o wiskie é o cachorro engarrafado. Pois bem, ontem de um jornal ouvi a seguinte, mais ou menos, já que cito de memória: "A miopia me serviu para enxergar as pequenas coisas que fogem às grandes vistas...". Seria de uma crônica do Velho Bruxo que morreu um século atrás. E, hoje, esbarrei com um longo texto, "Depoimentos à meia luz:a Janela da Alma ou um breve tratado sobre a miopia", trata sobre a fantástica coisa que é a visão.
Eu como míope, creio, desde o ventre materno, fiquei fascinado com oque pessoas como Saramago, João Ubaldo, Hermeto Pascoal e miles de outros falaram sobre esta nossa característica- certo Guga!?
A relação que eu desenvolvi ao longo dos vinte e poucos anos de convivio (sendo que ambém tenho vinte e poucos) com os meus óculos, são de uma intimidade e dependência que até eu me-admiro. Sei o tempo exato para limpar suas lentes quando parado em um sinal e antes mesmo de abrir meus olhos pela manhã, já os estou usando. Pessoas mais próximas sabem que não devem, em hipótese alguma, mecher neles quando no meu rosto; e que quando eu permitir que os guardem ou me entreguem por razão que for, será um forte sinal de confiança.
Durante muito tempo quis a cirurgia, não me achava bonito, atrapalha para jogar futebol, na praia...hoje sei do charme que eles me passam, um ar um quê intelectual. E a única razão que me faria gastar tempo e dinheiro, hoje, nesta empreitada seria focar meus pés no banho e vê-los nitidamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mando bem Byscuíra!!!

Cara, foi uma bela surpresa vim visitar teu blog e dar de cara com um post massa desses!Pois é, assino embaixo de td q tu escreveu aí, e o diabo é q muita gente, quando se trata desses assuntos, parece q ainda tá na idade da pedra...Imagine, no meu trampo hg tive q abrir a boca pra fazer o pessoal rever alguns conceitos...uahuahuahuahauh
Mas é isso aí, aliás quem quiser ficar com teia na cabeça o poblema não é meu...uhauhauhauha
ABraço!

Guga