quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Espírito do Sol

E hoje ela [a saudade] veio na forma de um livrinho amarelado pelo tempo, rabiscado aqui e ali com enternecedoras e simples palavras que ao não dizer nada se mostram de muita importância.
Ao final de algumas páginas lia-se, a lápis, oje ou aqui. Oque isto queria dizer!? Que o livro havia sido lido até aquele ponto. Eu achei bonito, até porque conheço a letra.
E note-se o hoje sem H, comum em quem ao não tem a intimidade com as letras, e o engraçado que é, por impensável, escrever até onde o livro foi lido.
O Espírito do Sol foi escrito por Ofélia Fontes, ilustrações de Narbal Fontes e por volta de 1946 já haviam 4 edições dele.Mas oque há de tão especial em um livro infanto-juvenil, com uma história datada, em que o menino, escoteiro, bondoso, esperto e obediente sai em busca do pai que está nos confins do Araguaia metido no garimpo?
Para mim, muito.
Meu vô, Pedro, certa vez me contou, provavelmente ao me ver com o nariz no meio de um livro, que certa vez ele leu um, TODO. E o modo como ele falou aquilo, me marcou. Aquele TODO dele encerrava uma conquista. E serviu para que ao longo das relações que tracei com outros vida fora, desse, eu, valor, e compreendesse que o pouco para muitos é tudo oque existe.
Deste, provável, único livro que meu vô leu, e que está aqui ao meu lado, com a marca do tempo, foi tirado o nome de meu tio Boanerges, o mais velho dos cinco irmãos de minha mãe.

4 comentários:

Luiz disse...

Difícil pensar em uma lembrança materializada de forma mais significativa do que este livro para você, El Torero.

Eu deveria estar atulhado de objetos de minha avó, mas uma daquelas grandes besteiras que todo mundo faz na vida me impediu. Até hoje me arrependo...

Abração, e feliz casa nova.

Anônimo disse...

Ofélia Fontes é autora de Coração de Onça. Livro da fantástica Coleção Vagalume. Que claro que conheces, né Torero!?
E teu relato sempre bonito, leve, cheio de saudade. Emocionei-me.

lud disse...

Isso mostra o qunato não devemos subestimar as conquistas dos outros e comemorar cada uma..

DESAFIO DA ALMA disse...

Olha só...

O meu amigo da faculdade, e, agora,da vida, está se tornando um escritor de alta octanagem...
Um texto desses, mal comparando, é uma pérola perdida no oceano da internet. A compreensão que mostrasse da conquista do teu avô foi formidável."o pouco para muitos é tudo o que existe."
Ganhei o dia, a semana, e o mês - numa frase só.
Pois fique sabendo que a partir de hoje vou te cobrar a escrita para sempre, meu caro. Ninguém mandou se meter nisso. Pois agora aguente as conseqüências.
Abraço forte do amigo.
Guga